Administração

Publicado em Sexta, 05 Outubro 2012 17:54
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Horário de Aulas Matriz Curricular

 

        As mudanças científico-tecnológicas estão se processando com velocidade cada vez maior, nas últimas décadas, exigindo que as empresas façam revisões periódicas nos seus procedimentos gerenciais, principalmente, para se adaptarem às novas realidades e obterem maior competitividade no mercado.
 
         A economia goiana vem se diversificando nos últimos 20 anos, nas áreas de agricultura, pecuária, indústria, comércio e prestação de serviço, em função de suas potencialidades e políticas de atração de investimentos adotadas pelos governos estadual e municipal.
 
       Goiás ocupa posição de destaque nacional na produção de grãos (milho, soja, arroz e feijão), leite, carne e exploração de recursos minerais. Aliado aos bons resultados do setor agropecuário, Goiás vem atraindo recentemente grandes investimentos para a instalação de indústrias de vários setores, que se beneficiam dos incentivos criados pelo governo estadual.
 
    Para a sobrevivência e o desenvolvimento das empresas, novas técnicas para o gerenciamento das atividades produtivas, administrativas e humanas vão surgindo, implicando em profundas mudanças comportamentais e adoção de novos métodos e procedimentos gerenciais, administrativos e operacionais. As empresas necessitam de pessoal cada vez mais qualificado para a inovação contínua e para o crescimento da produtividade e da qualidade.
 
       A partir dessa nova realidade, as empresas têm como principal desafio, a avaliação constante das decisões dos gestores, nas suas diversas unidades administrativas e operacionais.
 
        O sucesso de qualquer empresa seja qual for o seu porte (pequena, média ou grande) depende em grande parte de sua administração. O administrador desempenha papel chave nas operações da organização como responsável desde a rotina do trabalho desenvolvido no dia a dia até às atividades fundamentais que levarão à lucratividade e à competitividade. É ele quem gerencia a empresa em todos os seus níveis e em todos os seus aspectos, tanto no que se refere às vendas como finanças, produção, marketing, pessoal e informática, a fim de manter o equilíbrio e a eficácia da estrutura administrativa.
 
      O Curso de Administração da Faculdade Aliança de Itaberaí - FAIT define a identidade, a diferenciação e a originalidade como documento de reflexão para trazer novas perspectivas ao futuro Administrador, antecipando e prevendo mudanças necessárias, a possibilidade de renovação de disciplinas (quando for o caso), criação de mecanismos de avaliação permanente a fim de alcançar a excelência desejada na qualidade do ensino.
 
        Além disso, o projeto pedagógico, também define o perfil do profissional que curso pretende oferecer ao mercado; definem os modos de articulação teoria e prática, do ensino, iniciação científica e extensão, na perspectiva da formação de profissionais com compromisso social, ético para agir de forma individual e/ou coletiva, atendendo as demandas e necessidades relativas à administração e negócios da sociedade.
 
       Com a inserção do Brasil na economia globalizada e a abertura do mercado às importações, o profissional de Administração ganha maior espaço para atuar como líder de programas e/ou projetos de transformação nas empresas públicas ou privadas. Por outro lado, as empresas nacionais sentem-se pressionadas no sentido de investir, cada vez mais, na promoção de seus produtos. O profissional de Administração, frente a esse contexto desafiador necessitará de qualificação e atualização para desenvolver suas atividades com a eficiência e eficácia desejada.
 
        É nesse contexto que a Faculdade Aliança de Itaberaí - FAITapresenta projeto de graduação inovador para a formação de profissionais na área de Administração, de acordo com o estabelecido nas novas diretrizes curriculares da Administração..
 
    O curso de Administração se enquadra na perspectiva de renovação e ampliação de áreas de atuação para os seus egressos. Incorporando a essa perspectiva o desempenho de qualidade, pode-se identificar, no processo formativo da Instituição, um perfil de formando com as competências e as habilidades propostas pelas novas diretrizes curriculares de Administração, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação e pelo Ministério da Educação.
 
       Este documento é um instrumento de reflexão e aprimoramento sobre as práticas do curso e está baseado nas Diretrizes Curriculares constantes na resolução do Conselho Nacional de Educação - CNE 04/2005.

 

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